Jogos da Amizade

 

No mês de outubro, na Semana das Crianças, resolvemos comemorar de uma forma diferente. Preparamos os Jogos da Amizade, uma espécie de Olimpíadas da escola. As modalidades foram futebol, vôlei, natação, corrida, corda e queimada. Todos os alunos puderam se inscrever e participar dos times.

Foi muito bom vê-los animados, se esforçando e até mesmo treinando para os jogos. Ao final, entregamos medalhas de ouro, prata e bronze para os times. A alegria deles ao receber uma medalha era nítida. Alguns que ganharam medalhas em um dia, voltaram no dia seguinte ainda exibindo-as em seu pescoço.

Image

A melhor parte para mim foi ver alunos que tem tantas dificuldades em sala de aula, que tem claros problemas de aprendizado, mas que se destacam nos esportes, ganhando medalhas de ouro, exibindo sorrisos cheios de surpresa e emoção ao ouvir seu nome depois das palavras “Em 1º lugar...” Para esses alunos, a autoestima é muito baixa. Eles estão cansados de ouvir da própria família que são burros, que não conseguem aprender, palavras que, indiretamente, dizem que eles não poderão nunca ir além.

Mas ali no esporte o nome dele era aclamado pela torcida, ali ele podia mostrar que era bom, que era capaz! Cada vez que um desses alunos “invisíveis” era chamado ao pódio meu coração vibrava! Cada medalha entregue era uma mensagem: “Viu como você consegue? Você é capaz de ir mais longe!” É incrível como isso ajudou no fortalecimento de amizades entre eles, o senso de equipe e como alguns, que antes eram tão tímidos, quase nem abriam a boca em sala de aula, estão mais soltos, fazendo comentários e até mesmo piadinhas. Louvado seja Deus por mais essa conquista!

Trabalhamos com eles o que Paulo fala em II Coríntios 9:24 a 27, que nessa vida todos lutam por um prêmio que é passageiro e só um ganha o primeiro lugar! Entretanto, nós lutamos por um prêmio que é eterno. Além disso, estamos em uma corrida em que todos podem ganhar!!! Que todos nós participemos dessa corrida de modo que ganhemos juntos o prêmio final!!!

Image Image Image Image Image


 
 
Sobre a Autora

A Gisele é natural de São Paulo e se formou em Pedagogia e Ciências Biológicas. Começou a dar aulas na ETAM em fevereiro de 2018. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *