Os Alunos na ETAM

 

Nossa escola se chama ETAM (Escola Técnica Adventista do Massauari). Temos, atualmente, cerca de 40 alunos e 6 professoras. Nossas turmas ainda são multisseriadas. Estamos crescendo aos poucos. Dou aulas de Ciências, História, Geografia e Artes para alunos dos 6º ao 9º anos; de Inglês, para alunos dos 4º e 5º anos; e de flauta doce para a turma mais avançada. Tem sido um grande desafio! Os alunos são muito esforçados, mas tem muitas dificuldades!!! Só passando um tempo com eles pra conseguir ter uma leve noção do quão precário é o ensino oferecido por aqui. A maioria dos alunos mais velhos chega à Escola sem saber que o Amazonas fica na região Norte, sem saber qual é a capital do Brasil, sem entender o significado de “superior” e “inferior”! É uma realidade muito diferente da que estamos acostumados.

Boa parte dos alunos vêm de outras comunidades da região. Assim, eles vem de barco para a Escola. Alguns pegam o barco às 6h da manhã, e navegam 1h30 até chegar à Escola. É um esforço grande! Não temos cadeiras para todos os alunos, mas isso não os impede. Se alguém ficou sem cadeira, senta no chão mesmo. E se alguém que está na cadeira com braço terminou de copiar uma tarefa, rapidamente dá lugar àquele que está copiando desconfortavelmente no chão ou em um banco sem encosto. Eles se ajudam dentro do possível!

Mas apesar de todos os desafios, tem sido uma alegria ensiná-los e aprender com eles também. Eu ensino a História e a Geografia, e eles me ensinam o som dos macacos (que eu, inocentemente, achava que era pássaro). Eu ensino a Ciência e as Artes, e eles me ensinam a solidariedade. Eu ensino a Música, e eles me ensinam a simplicidade!

Image


 
 
Sobre a Autora

A Gisele é natural de São Paulo e se formou em Pedagogia e Ciências Biológicas. Começou a dar aulas na ETAM em fevereiro de 2018. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *